I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Profissional

A Coordenação de Educação Superior da Secretária de Ciência e Tecnologia comunica a realização da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Profissional.

O Evento será precedido de oito encontros em cidades-pólos das macro-regiões.
De 12 de setembro a 24 de outubro serão realizadas oito Conferências Regionais de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Superior e Profissional em municípios de todas as macro-regiões do Ceará. Os eventos são preparatórios da I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Superior e Profissional, agendada para os dias 7 a 9 de novembro, em Fortaleza.

Organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Conferência será lançada no dia 5 de setembro no plenário da Assembléia Legislativa, com a participação do governador Cid Gomes. A iniciativa tem a parceria da Assembléia Legislativa, por meio da Comissão de Ciência e Tecnologia e Inesp, e da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece).

O foco da Conferência converge sobre o tema “Construindo o conhecimento para o desenvolvimento do Ceará com inclusão social”. O objetivo da iniciativa é discutir a importância da ciência, tecnologia, inovação, educação superior e profissional como dimensões estratégicas para a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.

Itapipoca vai sediar a primeira Conferência da Região do Litoral Norte, no dia 12. No dia 19, acontece o evento regional da Ibiapaba, em Sobral. No dia 26, representantes dos municípios dos Inhamuns se reúnem para discutir os três temas em Tauá. Em outubro, no dia 3, será realizada a Conferência do Sertão Central, em Quixeramobim.

No dia 8 de outubro, acontece em Fortaleza a reunião que abrange os município da Região Metropolitana de Fortaleza. A Conferência de Baturité, com os municípios do Maciço, será realizada no dia 11; no dia 17 a de Limoeiro do Norte, que engloba a Região do Jaguaribe e, no dia 24, a do Cariri, no Crato.

Será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, em Fortaleza. Delegados de todas as macro-regiões serão indicados pelas oito Conferências Regionais para participar da Conferência Estadual.

O secretário da Secitece, René Barreira, enfatiza que os três temas abordados na Conferência estão no foco da atuação do sistema de ciência e tecnologia e áreas afins e serão abordados com uma visão de intersetorialidade e transversalidade. “Com a Conferência, vamos fazer um grande esforço de integração, interface e articulação, visando fortalecer o sistema, inserindo todos os municípios do interior”, disse ele.

Como objetivos específicos, a Conferência visa discutir a importância do conhecimento para o desenvolvimento sustentável do Ceará, e também debater a intersetorialidade como instrumento de gestão na área de ciência, tecnologia, inovação, educação superior e profissional. Visa ainda “definir metas de ação no plano de governo para a implementação de um projeto de educação profissional e tecnológica capaz de viabilizar oportunidades de investimentos que garantam a qualidade e as condições de qualificação como forma de contribuir para a inserção da população no mundo do trabalho”.

O evento pretende “propor diretrizes para a política estadual de educação superior mediante o diálogo entre os diversos agentes envolvidos, visando fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento do Estado”. É também objetivo do encontro “propor diretrizes para a política estadual de ciência, tecnologia e inovação por meio do diálogo entre os diversos agentes envolvidos, visando contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado”.

Na Conferência, serão outorgadas medalhas do Mérito da Educação Superior, da Educação Profissional e da Ciência e Tecnologia. A homenagem busca distinguir personalidades, profissionais e instituições por suas relevantes contribuições à ciência, tecnologia, inovação, educação superior e profissional.

Os sete eixos temáticos enfocados na Conferência visam debater e indicar caminhos para o desenvolvimento em questões centrais da área abordada no evento. É o caso do “Financiamento e modelos de organização da educação superior”, do eixo sobre “A expansão da educação profissional no Ceará” e o sobre “A Lei Estadual de Inovação”.

Dois outros eixos tratam de “Educação superior, meio ambiente e desenvolvimento econômico social sustentável” e de “O desenvolvimento sustentável do semi-árido”. Há também o eixo temático sobre “A implantação de um projeto de educação profissional e tecnológica capaz de viabilizar oportunidades de investimentos que garantam a qualidade e as condições de qualificação como forma de contribuir para a inserção da população no mundo do trabalho”.

Maria do Socorro Ferreira Osterne
Coordenadora de Educação Superior da SECITECE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

all i need - radiohead

PIBID - Geografia - UVA - 2011 - Resultado

Visita da Comissão de Avaliação do Curso de Geografia da UVA